domingo, 5 de maio de 2013

Os fantasmas do passado amedrontam



                 Conforme o dicionário, o medo é uma “perturbação resultante da ideia de um perigo real ou aparente ou da presença de alguma coisa estranha ou perigosa”. E se tem algo que nos faz sentir medo é pensar que algo que nos trouxe grande dor no passado possa voltar a acontecer.
       O medo provoca uma descarga de adrenalina no nosso organismo, provocando aceleração cardíaca e podendo causar tremores. Mas por que os fantasmas do passado nos fazem sentir tanto medo? Talvez seja porque já vivemos tal situação e sabemos o quanto dói e por isso não queremos de jeito nenhum passar por tal situação de novo.


       Quem nunca passou por isso? De repente parece que toda a cena volta na nossa mente como um filme de terror e toda a dor e angustia que sentimos parecer vir a tona novamente. Mas o importante é que a confiança na vida seja maior que qualquer medo. Se o medo se torna maior que a confiança, nos estagnamos e deixamos de viver momentos incríveis e conhecer pessoas ótimas pelo medo que sentimos.
       Infelizmente, algumas situações são inevitáveis, como a morte de pessoas queridas, pois ao longo da vida acabamos passando por isso novamente. Mas existem várias outras situações que nos causaram dor no passado e que podem ou não acontecer novamente, como doenças, traições, separações ou tantas outras coisas. O fato é que não podemos nos fechar para a vida, devemos viver cada momento, aproveitar cada oportunidade e apreciar cada sorriso. Afinal... o futuro a Deus pertence, cabe a nós pedirmos força e sabedoria para enfrentar os embates da vida.


0 comentários:

Postar um comentário