sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mágoa - só quem senti sabe como incomoda


    A palavra mágoa tem origem no latim “macula” e representa um sentimento de dor, tristeza, desgosto, pesar e ressentimento. A mágoa acaba ferindo muito mais a pessoa que a senti do que a quem causou tal sentimento, pois muitas vezes a pessoa que feri a outra nem se importa com os sentimentos da outra mesmo.
   Se você já se magoou com alguém, deve ter sentido um aperto no peito e uma sensação ruim, a mágoa incomoda mesmo e às vezes acaba trazendo a tona outros sentimentos ruins, como a raiva.


    Quando nos magoamos com alguma atitude de quem amamos pode doer ainda mais, pois acabamos criando a falsa expectativa de que as pessoas que amamos não vão nos ferir, o que de fato não é verdade. Nem sempre magoamos as pessoas por vontade própria, muitas vezes pensamos diferente da pessoa e não achamos que a pessoa iria se ferir com nossa atitude.
    Por outro lado, mesmo que possamos sofrer mais, de fato é mais fácil perdoar a quem amamos. Quantas vezes já nos magoamos com atitude de nossos pais, irmãos, amigos e companheiros e desculpamos, seguindo adiante sem nenhum ressentimento? Fazemos isso porque amamos a pessoa e a queremos ao nosso lado, preferimos passar adiante e seguir ao lado desta pessoa.


    Só que quando a pessoa não representa nada pra gente é mais complicado perdoar e passar adiante, afinal de contas não queremos a pessoa ao nosso lado mesmo e a vontade é que ela sumisse pra sempre. Tipo assim, que a pessoa fosse passear em Marte e adorasse tanto que resolvesse ficar por lá. Haha
    Só que isso não é algo provável de se acontecer e o nome da pessoa, “mais dias, menos dias” volta a ser dito perto da gente, pior ainda é quando temos que conviver com sua presença mesmo, não tem jeito.
    Conviver com isso nem sempre é fácil, principalmente quando estamos ressentidos com alguém que fez algo para nos deixar ressentidos sem que déssemos motivo nenhum. Há situações em que a gente nem conhece a pessoa e ela faz algo que prejudica ou poderia ter prejudicado a nós e/ou a quem amamos e a pessoa não vai pra Marte, continua por perto e sem sofrer consequência nenhuma. Vontade de vingança? Não, vontade de justiça, pois ninguém deveria fazer algo que prejudicasse o outro e não sofrer nenhuma consequência, mas dizem que a justiça divina tarda, mas não falha, que seja verdade então.
    Tem momentos que por termos mágoa de alguém, não queremos que as pessoas que amamos continuem a ter contato com ela como antes. Afinal, “a pessoa fez isso comigo e você ainda continua tendo amizade com ela como se ela não tivesse feito nada?”. Bom, as coisas não funcionam dessa forma. Provavelmente porque quem sente este ressentimento é a gente, quem sofreu com a situação fomos nós e não as pessoas que nos cercam e às vezes elas nem têm nem noção de como aquela pessoa nos deixou mal.


    Cada um tem o direito de fazer as suas próprias decisões e se a pessoa acha que o justo é continuar amigo de quem nos fez sofrer não podemos julgá-la, afinal nós devíamos perdoar 70x7 como disse Jesus, mas acho que nenhum ser humano chegou a essa divindade ainda e algumas atitude nós só conseguimos perdoar após o tempo amenizar o sentimento de raiva de nosso coração.
    Apesar da dificuldade, vamos tentar não ficar remoendo as mágoas e a raiva, pois isso só faz mal a nós mesmo. Esses sentimentos envenenam nossa alma e se a pessoa nos causou mágoa a toa, ela não merece que a gente fique mal por causa dela.


0 comentários:

Postar um comentário