quinta-feira, 23 de maio de 2013

Carta entre Amigos


Hoje em dia ninguém escreve cartas, apenas tecla, dá updates, bloga ou mais modernamente twita!
Esse hábito tão comum antes do advento do computador tem até um ar áureo. Nossos parentes mais velhos sempre têm histórias para contar sobre a espera de uma carta, a leitura em família, em particular ou aquela carta que nunca chegou. São famosas as cartas trocadas entre escritores, filósofos, artistas. As cartas trocadas entre Clarice Lispector e Fernando Sabino e “As cartas portuguesas”.


Como vocês devem saber sou voluntaria na Jornada Mundial da Juventude que acontecerá entre 23 a 28 de julho aqui no Brasil. E nessa era  tão digital já vivêncio um dos grandes legados da jornada:  a AMIZADE.  Existem vários grupos no facebook relacionados aos voluntários da JMJ, mas um em especial tem chamado muita atenção e gerado muitos encontros, graças e amizades entre os jovens o “Carta entre Amigos” .




O grupo Criado pelo  Lealdo Silva de Salvador tem como intuito resgatar a tradição de escrever cartas e criar uma rede de relacionamento, baseada no objetivo de servir a Deus em sua plenitude durante a JMJ. “GALERA EU ESTOU MUITO FELIZ POR ESTAREM ENVIANDO CARTAS, e terem GOSTADO do " Cartas entre Amigos",  ressalta o jovem em um de seus posts no grupo.

A ideia de relacionar o virtual com o real é sensacional.  Eu particularmente há anos não escrevia ou recebia cartas, assim como percebi em muitos outros jovens do grupo. A sensação de abrir a caixa de correio e ter uma carta endereçada em seu nome com uma história, expectativa e vivência de fé de outro voluntário, têm impactado muito nos que resolvem aderir à ideia, Bianca Russo contou a experiência no grupo “Chegou minha primeira cartinhaaaa =D Obrigada, pelas lindas palavras. Foram inspiradoras, Deus abençoe.”


No primeiro momento cada voluntario tinha que escolher 5 voluntários para escrever uma carta, a partir dai começou o intercambio entre as pessoas envolvidas.  Allan Hildebrant mostrou em um post que além de receber , é preciso retribuir a cartinha “Cartinhas recebidas.. Obrigado as mensagens são lindas.. Obrigado de coração.. E a de vocês devem estar chegando por estes dias.. “. Já recebi cartinhas dos 4 cantos do país e o jeito de escrever  e contar sua história é bem diferente de acordo com a região, mas o importante é que todas me tocou de alguma maneira.


Mas a ideia não para por ai, outras ações estão acontecendo. Devido ao grande sucesso o grupo se abriu para voluntários internacionais  e agora o desafio é enviar cartas par o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Rua do Futuro, 855 - Aflitos - Recife - PE - 52050-010) com desenhos da JMJ para as crianças brincarem.

Legal né?
Parece brincadeira, mas realmente as cartas estão indo e chegando...
Acredito que é Deus nos preparando para ser o ombro amigo de muitos peregrinos na JMJ !!!


"Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos".
João 15:12-13



0 comentários:

Postar um comentário