quinta-feira, 16 de maio de 2013

Luta contra homofobia. Eu Apóio!


Amanhã, dia 17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia. A data geralmente é comemorada com manifestações, fóruns, passeatas, beijaços, tudo com um único objetivo: erradicar a intolerância contra os homossexuais. Ou seja, as pessoas têm que se manifestar para garantir aquilo que lhes deveria ser concedido naturalmente: o respeito.
No site da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais ) encontrei a história que explica porque o dia 17 de maio foi escolhido para a comemoração.
Entre 1948 e 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a homossexualidade como um transtorno mental. No dia 17 de maio de 1990, a Assembléia Geral da OMS aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”. A nova classificação entrou em vigor entre os países-membro das Nações Unidas em 1993. Assim, marcou-se o fim de um ciclo de 2000 anos em que a cultura judaico-cristã encarou a homossexualidade primeiro como pecado, depois como crime e, por último, como doença.


Apesar da  retirada deste código e o reconhecimento de que a homossexualidade é uma manifestação da diversidade cultural, ainda percebemos muito preconceito por parte da sociedade. Infelizmente, os gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais ainda são rejeitados por parte da população, sofrendo até mesmo agressão verbal ou física por parte de pessoas preconceituosas.
Eu apóio a luta contra a homofobia e acho que todos nós que sabemos que a homofobia é uma agressão devíamos nos unir a esta causa nobre que mostra que somos seres humanos individuais, sendo assim, cada um tem direito a suas próprias escolhas e não a julgar as escolhas do próximo.
A MTV preparou uma programação especial para o dia de amanhã. Ótima iniciativa. Confira a programação no site da emissora: http://blog.lineup.net.br/2013/05/mtv-brasil-especial-homofobianao-dia.html.





0 comentários:

Postar um comentário