segunda-feira, 13 de maio de 2013

Maio e a tradição da Coroação de Nossa Senhora


É tradição durante todo o mês de Maio os devotos de Nossa Senhora encenarem a Coroação, não é mesmo? Mas qual seria o significado deste ato de fé? Seria simplesmente uma representação teatral em que crianças vestidas de anjo colocam uma coroa sobre a cabeça de uma imagem?

Não, O ato de coroar Nossa Senhora é demonstrar que reconhecemos Maria como uma verdadeira rainha.  Rainha de um reino que não é o desse mundo, mas, sim, o reino sonhado por Deus para seus filhos e filhas. Na história da vida humana de Jesus, Maria tem o papel fundamental.  Seu "sim" sela a encarnação do Filho de Deus como homem e com sua aceitação ela demonstra que é possível uma pessoa fazer de sua vida uma constante escuta da vontade de Deus.

.

Hoje dia 13 de maio a coração é celebrada de um jeito especial, porque em 1917, Nossa Senhora aparecia em Fátima para os três Pastorinho Lúcia, Francisco e Jacinta, trazendo um convite e uma escola de salvação.  A devoção à Senhora de Fátima difundida por todo o mundo faz com que neste dia, em  vez de se vestirem de anjinhos muitas crianças estarem como os pastorinhas que presenciaram a aparição da Virgem.


Desde bem pequena na minha cidade Conselheiro Lafaiete eu coroava, para mim era uma alegria muito grande poder ensaiar e participar de uma homenagem a minha querida mãezinha, a igreja toda parava para escutar  aquela singela música que eu ensaiava durante dias, e muitas meninas quando cresciam e chegava a hora de “despedir” das coroações, jogavam flores e em lagrimas sentiam a verdadeira fé no amor a Maria.

Minha primeira coroação com 2 aninhos

Tamanha dedicação e entrega, tanto das crianças como dos que as ensaiam, são uma demonstração incontestável da intercessão a Jesus e da realização de muitas graças alcançadas nesse momento.

Para refletir mais sobre o assunto: Lc 1, 39-45



0 comentários:

Postar um comentário