segunda-feira, 24 de junho de 2013

As manifestações chegam a Itabirito


As manifestações que começaram ganhando as ruas das grandes capitais já começou a ocupar as ruas das cidades do interior. Sábado foi a vez de Itabirito se juntar ao movimento que busca um país melhor e mais justo. Inicialmente foi criado um evento no facebook denominado "#VEM PRA RUA ITABIRITO" que convidou a população a participar da manifestação que aconteceu a partir das 9h30 na Praça da Estação e seguiu rumo a Prefeitura de Itabirito. Mais de 1.700 pessoas confirmaram participação no evento, mas segundo dados da polícia militar, apenas cerca de 300 pessoas realmente participaram do protesto.
A manifestação iniciou-se com um pequeno grupo que começou a parar o trânsito em frente a Praça da Estação com faixas pedindo melhorias em âmbito nacional, estadual e municipal.


Algumas pessoas permaneciam tímidas olhando os manifestantes e aos poucos foram se juntando ao grupo. O trânsito então foi desviado e os manifestantes foram para a Avenida Queiroz Júnior, em frente ao restaurante Via Romana aonde o trânsito era mais intenso.


Conforme a manifestação ia mudando o trajeto a PM ia desviando o trânsito para garantir a segurança dos manifestantes, mas a grande parte dos motoristas respeitaram os manifestantes e esperavam até que eles abrissem caminho para o trânsito prosseguir normalmente. Durante o protesto teve até motorista que saiu do carro para fotografar e apoiar a manifestação. Teve também, uma motorista do transporte municipal que buzinou e mostrou apoio às reivindicações.
Dentre as reivindicações as pessoas pediam melhorias na saúde e na educação, protestavam contra a corrupção, questionavam o preço da passagem, reclamavam dos buracos em Itabirito, reivindicavam para que haja concurso público e pediam que acabe-se com a politicagem na cidade.
O protesto contou também com a participação de aposentados que questionavam a redução de seus salários ao longo do tempo.


Após o trânsito da Avenida Queiroz Júnior ter sido desviado, os manifestantes voltaram para a Praça da Estação e seguiram rumo a prefeitura. Ao chegar na Praça da Bandeira todos pararam e cantaram o hino nacional.


Seguiram então, até a prefeitura. Ao chegar, os manifestantes cantaram mais uma vez o hino nacional, desta vez de costas para a Prefeitura de Itabirito e deixaram alguns cartazes com reivindicações.



Os manifestantes voltaram para a Praça da Estação pela Avenida Queiroz Júnior. Ao chegar na praça foi feita uma grande roda e colocou-se a bandeira do Brasil no centro. Então, os manifestantes cantaram pela última vez o hino do Brasil. Alguns dos manifestantes convidaram todos a comparecerem a reunião na câmara municipal, que acontece hoje, mas no evento não há confirmação se os manifestantes vão realmente participar da reunião.
Esta foi a primeira manifestação em Itabirito e eu participei, espero que mais pessoa da cidade possam "acordar também" e se juntar ao povo brasileiro que está lutando por um país melhor de se viver.


0 comentários:

Postar um comentário