segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ciumento(a) Eu?



O tema de hoje é comum em nosso cotidiano e gera polémica: o ciúme. Você é uma pessoa ciumenta? Costuma demonstrar quando senti ciúmes ou nega e guarda o sentimento para si? Cada pessoa tem seu modo de agir quando se depara com uma situação que desperta seu ciúme, mas devemos estar atentos para não deixar que o ciúme nos deixe cegos perante os acontecimentos e acabe atrapalhando ou destruindo nossos relacionamentos ao longo da vida.


Segundo os psicólogos israelenses, Ayala Pines e Elliot Aronson, o ciúme é uma “reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade”. Eu, particularmente, gosto bastante desta definição, pois de fato sentimos ciúme quando achamos que alguma situação ou alguém pode ser ou trazer uma ameaça para nossos relacionamentos. O ciúme é um sentimento natural e é marcado pelo medo, real ou irreal, de se perder o amor de quem se ama, mas este sentimento precisa ser dosado, para que não passe a ser uma obsessão.
A psicóloga Rosemeire Zago, em entrevista para o site “Terra”, explica que o ciúme surge “quando a pessoa sente que não é mais importante para o outro, é uma sensação de ser preterida, como se seus sentimentos não tivessem mais valor. Além do que, o ciúme humilha, esmaga, dói, por isso talvez seja tão difícil admiti-lo.”. A psicóloga afirma ainda, que a pessoa que não admite ter um problema continua se autodestruindo e destruindo a relação.


Sendo assim, é preciso perguntar a si mesmo: “Por que sinto ciúme?”. Consegui responder esta pergunta é o primeiro passo e se a pessoa não consegue controlar este sentimento deve buscar ajuda da psicoterapia.
O ciúme, muitas vezes, pode estar ligado à baixa autoestima. Quando estamos com nossa autoestima abalada acabamos não confiando em nós mesmo e desta forma temos dúvida se conseguiremos manter aqueles que amamos ao nosso lado. Neste momento buscamos que o outro nos passe segurança e confiança. Queremos que o outro mostre/fale que não precisamos nos preocupar, que ele sempre vai estar ali, do nosso lado. Acontece, que às vezes ficamos tão inseguros, que o outro em vez de nos dar apoio acaba perdendo a paciência e se afastando mais.


Um bom caminho é sempre o dialogo. Conversar com a pessoa sobre o que se está sentindo e o porquê deste sentimento ajuda a pessoa a nos entender. A partir daí, devemos buscar uma solução junto a pessoa amada, para que o ciúme não desgaste a relação.
 Isso de dizer que a mulher senti mais ciúme que o homem é “balela”, cada pessoa é de um jeito. Há mulheres que são ciumentas outras não, assim como os homens. O que realmente considero verdade é que a sociedade ainda é muito machista e os homens ainda não demostram tanto seus sentimentos como as mulheres. Sendo assim, pode sim ser mais comum a mulher demonstrar e dizer que está com ciúme do que o homem.

Músicas que têm o ciúme como tema:

            O tema é tão comum, que sempre aparece no repertorio musical de vários artistas de diversos gêneros. Confira 10 músicas que têm o ciúme como tema:
  1. Ciúme - Titãs
  2. Ciúme de Você -  Roberto Carlos
  3. Ciumenta - César Menotti e Fabiano
  4. Ciúmes Bobos - Sorriso Júnior
  5. Delegada - Fernando e Sorocaba
  6. Desculpe o Auê - Rita Lee
  7. Morro de Ciúme - Fábio Paixão e Gutierres
  8. Morro de Ciúme Dela - Amado Batista
  9. Tenho Ciúmes de Você - João Paulo e Ricardo
  10. Tenho Ciúme De Tudo - Orlando Dias

Teste: Avalie a intensidade de seu ciúme

A “Veja” disponibilizou um teste no site para cada um verifique a intensidade do ciúme que senti, confira: http://veja.abril.com.br/testes/avalie-seu-ciumes.shtml


0 comentários:

Postar um comentário