segunda-feira, 1 de abril de 2013

#DiadaMentira. Por quê?



            Hoje, 1º de abril, é o Dia da Mentira, também conhecido como o Dia dos Bobos. Você sabe quando e como isso começou?
            A brincadeira surgiu na França, pois no século XVI, o Ano Novo era comemorado no dia 25 de março e as festas duravam uma semana, ou seja, iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o rei da França, Carlos IX, resolveu adotar o calendário gregoriano, passando o Ano Novo para o dia 1º de janeiro.
            Só galera, que as notícias não chegavam tão rapidamente como hoje, que sabemos dos acontecimentos praticamente na mesma hora em que estão acontecendo. Naquela época, as notícias demoravam muito tempo para chegar às pessoas, então gastou-se um tempo para que todos adotassem a mudança.
            Algumas pessoas não viram de bom grado esta mudança e continuaram a comemorar na data antiga. As pessoas que concordaram com a mudança passaram a fazer gozações e brincadeiras com as demais, enviando presentes estranhos e convite de festas que não aconteciam. As brincadeiras se espalhou por todo o país. Cerca de 200 anos depois, migou para a Inglaterra e depois disso para o mundo.




Interessante

  • Na França, o dia é conhecido com o nome “Poisson d’avril’, que significa peixe de abril.
  • O primeiro estado brasileiro a adotar a brincadeira foi Pernambuco em 1848. Disseram que D. Pedro tinha falecido e só desmentiram no dia seguinte.


0 comentários:

Postar um comentário