quarta-feira, 17 de abril de 2013

O que é a pureza?


“Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...”

Como dizia Gonzaguinha em sua música à pureza é a resposta da inocência. Falar de pureza hoje é dificilíssimo e por uma razão bem simples: as palavras no nosso vocabulário não significam a realidade que lhe corresponde e por isso precisamos explicar primeiro do que estamos falando. O que é a pureza? Para defini-la muitas vezes se insistimos no aspecto negativo: é algo não tocado, não manchado; para permanecer puro não se deve fazer tal coisa, etc. Mas assim se esquece do mais importante, seu valor positivo. Tampouco se deve limitar a pureza ao campo sexual, porque é algo muito maior e mais amplo que isso.


Vou dar um exemplo: o que vem na sua mente quando você escuta a palavra “simples”?... E o que vem na sua mente quando você escuta a palavra “atrativa”?... Por acaso você relacionou a palavra “simples” à ideia de algo pobre, bobo ou sem graça e a palavra “atrativa” à ideia de “fineza, beleza e elegância?” Bingo! Você está dopada(o) pela anti-cultura que nos rodeia. Desculpe-me pela palavra dopada(o), mas quem não reconhece estar dopada(o), também não reconhece necessitar de uma nova medicina, isto é, uma nova visão de mundo!
Para Comte-Sponville a pureza é uma virtude porque faz às vezes do amor "Nada é puro ou impuro por si. A mesma saliva faz a cusparada ou o beijo; o mesmo desejo faz o estupro ou o amor.” É uma maneira diferente de ver a vida:  a partir de Deus e com os olhos de Deus.
A pureza não é absoluta, a pureza não é pura: a pureza é uma certa maneira de não ver o mal onde, de fato, ele não se encontra. O mal não está em amar a si, mas em amar somente a si, está em ser indiferente ao sofrimento do outro. É o amor sem cobiça. Assim, amamos a beleza de uma paisagem, a fragilidade de uma criança, a solidão de um amigo.



Parece a princípio, complexo, mas é extremamente simples. A partir do momento torna-se fácil SER com simplicidade. É retirar da vida tudo o que turva nossa visão de compreensão da Verdade e desfazermos dos conceitos do que achamos que somos. Pureza é querer escutar somente o bem e falar o bem. É fazer o impossível pelo próximo sem reservas.
É chegar em qualquer lugar que esteja e ter como único objetivo estar ali para ser útil e realizar o que deve ser.É querer a cura para o outro. É querer abençoar e não ser abençoado.
É querer freqüentar lugares onde haja somente pureza. É escutar mensagens e músicas que purificam o coração. É querer perceber o que está além do que se vê.
É procurar significado profundo para a existência. 



0 comentários:

Postar um comentário