segunda-feira, 12 de agosto de 2013

#JMJ - Pontos Turísticos

 Esqueça a Copa e Olimpíadas. O grande evento do Rio de Janeiro foi a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)


O evento que trouxe pela primeira vez o Papa Francisco para a América do Sul após assumir o pontificado, também ficará marcado na lembrança dos peregrinos por ser a primeira vez que muitos visitaram o país, especialmente o Rio de Janeiro.
E como tudo nesse evento foi fila e muita, muita gente aproveitei a semana antes dos peregrinos chegarem para fazer a maioria dos programas turísticos, vamos relembrar comigo:

#1  
CRISTO REDENTOR
Principal cartão-postal da cidade, o Cristo foi eleito pelos cariocas como a “Maravilha do Rio”. O monumento fica no alto do morro do Corcovado, a 700 metros de altitude, onde um mirante panorâmico
descortina grande parte do Rio de Janeiro. Acho que de todas as visitas essa foi  a mais marcante e inusitada, afinal eu nunca imaginaria estar nos pés do Cristo pegando um pôr-do-sol, uma avalanche de neblina e o anoitecer da cidade. Tudo isso, acompanhada de um Sírio, um mexicano, uma colombiana, uma goianiense e uma paulista e no final rezar em libanês uma oração comunitária. Coisas que só a JMJ me proporcionaria ! *Uma dica legal é que lá existe uma Capela do Santíssimo e no meio da confusão de turistas, o local é muito calmo e transmite uma paz como se realmente estivéssemos aos pés de nosso Senhor.

#2 
LAPA E SANTA TERESA
Um dos cenários mais pitorescos do Rio de Janeiro, os bairros da Lapa e Santa Teresa ficam no auge do turismo boêmio Carioca.  Graças a sua proximidade pude no mesmo dia visitar as principais atrações dessa região. Os Arcos da Lapa foi um pouco decepcionante, pois estavam bem mal cuidados, mas a riqueza de detalhes da escadaria colorida do convento de Santa Tereza rendeu algumas histórias engraçadas como a do “falso gringo” e das “ruínas”


#3 
SAMBÓDROMO
Todo peregrino que se preze na JMJ, visitou o sambódromo ou pelo menos passou por lá de ônibus, como foi o meu caso. Inaugurado em 1984 e batizado como Avenida dos Desfiles, o Sambódromo recebe visitantes o ano inteiro, que se contentam em apreciar a passarela do samba, de apenas 700 metros, completamente vazia ( ou lotada de jovens como estava durante esses dias).






#4 
JARDIM BOTÂNICO
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, tradicional e popularmente referido apenas
como Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é um parque imenso, cheio de espécies inéditas e muito bonito. Quando for vista-lo se prepare para andar, porém compensa muito.







#5
PRAIAS
Mesmo sem ter ido à praia nenhum dos dias por causa do tempo e da chuva. Ao percorrer a orla fluminense, o viajante que sai em busca de cantinhos paradisíacos para se esticar na areia e se refrescar no mar não volta frustrado para casa. O  Rio de Janeiro conta com praias, onde é difícil não se encantar. Em destaque para mim estão Ipanema, Copacabana e o Leblon. Não é atoa que são as mais conhecidas, além de badaladas tem uma vista e um clima impressionantes.


#6 
CENTRO DE TRADIÇÕES NORDESTINAS (FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO)
A tradicional Feira de São Cristóvão ganhou nova roupagem, mas a animação continua a mesma. O espaço de 34 mil metros quadrados oferece 700 barracas padronizadas, dois palcos para shows, praça de repentistas, estacionamento e banco. E mesmo depois de exaustas do passeio no Cristo deu para dar uma passadinha no ambiente. Pena que só não conseguimos " forrozear" um pouco!



#7 
IGREJAS
Durante a JMJ eu também realizei os passeios dos “Itinerários da Fé”, um guia de turismo religioso baseado em uma das categorias do Festival da Juventude que  apresentava um circuito de igrejas históricas da Cidade do Rio. Nessa brincadeira eu fui ao Convento de Santo Antônio, onde aproveitamos para confessar no “rock”, na igreja de Candelária, no Mosteiro de São Bento e em diversas outras igrejas da cidade.


#8  
MARACANÃ
Depois de uma gigantesca reforma, o novo Maracanã foi reaberto em abril de 2013. Mais que um monumento esportivo, o estádio é um atrativo cultural e turístico. Então no domingão fomos ver o clássico Fluminense X Vasco junto com a família que nos acolheu. Dale Dale Dale Dale Dale oooooo...




#9  
PÃO DE AÇÚCAR
Como não deu para visitar tudo, deixei o Pão de Açúcar para a semana seguinte. A emoção do passeio começa bem antes de se chegar ao topo do morro, a 400 metros acima do nível do mar. A aventura tem início com a viagem de bondinho, e a primeira parada é feita no Morro da Urca, para depois seguir para o morro famoso. Dali avista-se a Baía de Guanabara e a Enseada de Botafogo. O visual é incrível, eu particularmente achei a vista mais bonita que a do Cristo, só que devido à fila só consegui andar anoite, uma cenário diferente do tradicional, mas não menos bonito.


#10 
SAARA
Último dia foi a hora das compras com o resto de dinheiro que sobrou da jornada. E para isso nada melhor que o SAARA, lá eu pude encontrar todo tipo de coisa e lembrancinha do Rio de Janeiro, nas suas mais de 600 lojas podemos comprar roupas, brinquedos, calçados e até artigos religiosos oficiais da JMJ.



Eu também visitei: O arpoador em Ipanema (uma pedra com uma vista fantástica, onde ficaria linda as fotos, se o vento tivesse ajudado meu cabelo ) o teatro municipal ( onde pude assistir um concerto da orquestra sinfônica do Rio, com a roupa emprestada de uma Colombiana) O centro cultural Banco do Brasil ( onde estava as obras do vaticano) O forte de Copacabana ( onde estava trabalhando )a Lagoa Rodrigo de Freitas ( só faltou pegar uma bike para passear).

E mais alguns que não estou lembrando!
#Curti



0 comentários:

Postar um comentário