sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Saiba porque se troca a aliança de mão quando casamos

Você sabe por que a aliança de noivado é usada na mão direita e a de casamento na mão esquerda? Já se perguntou qual o significado da aliança?


Os egípcios já usavam a aliança desde 2.800 a.C para simbolizar o laço matrimonial. E há um motivo para a aliança ser redonda, simboliza a eternidade, já que o circulo não tem começo, meio e fim. O termo aliança (bérith em hebraico) possui o sentido de compromisso ou de pacto. Para os egípcios, o casamento tinha de ser eterno, não havia separação. A teoria proveniente dos egípcio é a mais aceita. 
Após 2000 anos, o uso da aliança foi difundido entre os gregos e depois entre os romanos, vindo de um costume hindu de se usar o anel simbolizando o casamento.  O anel era usado no dedo anular da mão esquerda, pois acreditava-se que este dedo possuía uma veia que seguia até o coração. O objetivo era que os apaixonados permanecessem ligados sempre. Na Grécia, as alianças eram utilizadas como símbolo de posse e fortuna.
No começo a aliança era usada como um certificado de propriedade da noiva, mostrava que ela não estava apta a outros pretendentes. Mas no século IX a igreja cristã adotou a aliança como símbolo de união e fidelidade entre o casal.


Até o século XIII não havia aliança de noivado. Foi o Papa Inocente III que declarou que deveria haver um tempo de espera entre o pedido de casamento e a realização da cerimônia do casamento. Por isso hoje se usa o anel de noivado e depois a aliança de casamento.
No ato matrimonial, a aliança é passada da mão direita para a esquerda como forma de demonstrar um compromisso definitivo. Na mão esquerda ela fica mais próxima aos corações dos amantes.




0 comentários:

Postar um comentário