segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Atraia investidores para o seu negócio


Você já passou horas pensando em como atrair recursos para seu negócio? Já refletiu o porquê de algumas empresas conseguirem investidores e outras não? Captar investimento é uma tarefa delicada, pois não basta conseguir o contato de investidores e apresentar seus slides, é preciso convencê-los a comprarem sua ideia.


Acreditar em nossas próprias ideias é fácil, mas convencer outras pessoas a acreditarem também e a investirem requer alguns cuidados. Primeiramente, é preciso que você conheça os interesses do investidor, desta forma ficará mais fácil saber quais argumentos deve usar. É imprescindível que você demonstre confiança no futuro promissor de sua empresa, assim ficará mais fácil convencê-lo de que o investimento valerá a pena. Além disso, tenha suas ideias claras e esteja pronto para responder a qualquer dúvida que o investidor possa ter.

 O que os investidores buscam?

Projetos ligados ao setor de TI (Tecnologia da Informação) interessam a cerca de 75% dos investidores, foi o que mostrou uma pesquisa realizada pela Anjos do Brasil, entidade que fomenta encontros com os empreendedores. Mas outras áreas também despertam forte interesse: saúde e biotecnologia (44%), comércio eletrônico (42%), educação (38%) e entretenimento (35%).
Escolher o setor é menos complicado do que identificar as melhores ideias. Como muitas vezes a empresa está em fase inicial e não possui um mercado formado, os investidores tendem a escolher investir em empreendedores que demonstram maior potencial. Por isso, é importante se preparar para captar investidores.


 4    Dicas para captar investimentos
Estar preparado para buscar investidores requer dedicação. Mas esta dedicação vale a pena, pois lhe ajudará a conseguir não apenas mais investidores, mas também maior capital de cada um deles. Veja as dicas básicas que preparamos para lhe auxiliar nesta tarefa:
·         Amplie sua rede de contatos: Para conseguir investimento é importante ter uma boa imagem ou, pelo menos, contatos que conheçam os investidores e possa lhe apresentar. Por isso, procure frequentar os lugares que os investidores frequentam para conhecê-los. Crie relacionamentos, ampliando seus contatos. Solicite ajuda quando precisar e se demonstre prestativo quando puder ajudar. 
·         Crie uma boa apresentação: Crie uma apresentação de slides com layout simples, mas que contenha informações objetivas e pertinentes sobre sua empresa. Você pode procurar material para te auxiliar na internet. É importante que as informações escritas na apresentação sejam claras, não deixando margem para dúvidas. Treine a apresentação com antecedência, assim você terá tempo para se aperfeiçoar. Na hora da apresentação, se mantenha confiante, demonstre comprometimento e mostre conhecimento sobre seu mercado, assim será mais fácil conseguir a confiança do investidor.
·         Mantenha o foco no cliente: O foco sempre deve estar no cliente, por isso, esteja atento às necessidades do mercado. Estude e entenda às demandas do consumidor para adequar o seu produto conforme a evolução do mercado. Mostrar-se capaz de corrigir a rota de sua empresa e se adequar ao mercado demonstra que você preparado para atuar no ramo.
·         Seja transparente na gestão de sua empresa: Controlar a gestão é um desafio, mas é uma tarefa importante. É mais fácil investir em empresas fáceis de monitorar. Sendo assim, crie regras claras e mantenha uma gestão transparente.




0 comentários:

Postar um comentário